História
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Associação PróEx de Sorocaba foi fundada em 30 de abril de 1983 por um grupo de pais que sentiram a necessidade de criar em Sorocaba, uma instituição que trabalhasse estimulação essencial em crianças e jovens com algum comprometimento mental e neurológico, desde o seu nascimento, para que o atraso no seu desenvolvimento fosse o menor e menos significativo possível.
Somos uma entidade beneficente sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade Pública pelos órgãos Municipal, Estadual e Federal, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da Educação pelo CEBAS/MEC e reconhecida como Escola de Ensino Fundamental pelo Ministério da Educação (MEC).
Atualmente a Associação PróEx tem 20 funcionários, 60 voluntários (responsáveis por eventos), possui sede própria e tem capacidade para atender 120 jovens e adultos a partir de 7 (Sete) anos, dentro de dois projetos: Escola e Oficina.
MISSÃO: Oferecer serviço especializado de Educação Especial e promover através de um conjunto articulado de ações a habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência inteceltual e/ou associadas, fortalecendo os vinculos familiares e comunitários.
VISÃO: Torna-se uma Instituição de referência nos processos de habilitação, reabilitação e inclusão social de crianças e jovens com deficiência intelectual e/ou associadas, contribuindo para autonomia, independência, segurança e acesso aos direitos.
VALORES: Ética, respeito, solidariedade, responsabilidade comunitária, transparência e inclusão social.
Pedagógico
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Partindo do princípio que o processo educacional é fundamental na formação de todo cidadão, temos como objetivo maior colaborar no desenvolvimento global das pessoas com deficiência mental, direcionando e aprimorando nossas ações educativas na garantia do direito de todos à educação, inclusão social e inserção no mercado de trabalho.
A proposta de trabalho da Educação Especial favorece ao educando avanços no seu desenvolvimento biopsicossocial direcionando melhoria na qualidade de vida e nos diferentes aspectos de aprendizagem.
Visamos na medida do possível aperfeiçoar e adaptar nossas ações pedagógica, dentro de uma perspectiva formal de escolarização para a vida, tendo como respaldo a LDB 9394/96.
A Associação Educacional PróEx está situada no mesmo endereço de sua Mantenedora. A Escola foi autorizada a funcionar pelo processo nº 1592/09 de 23/12/2009, publicado no Diário Oficial do Estado em 24/12/2009, na área de Educação Especial. Possui sede próprio com área de 14.196 m², sendo 1.200 m² de área construída.
A Área educacional é dividida nos seguintes atendimentos:
ENSINO FUNDAMENTAL - 1º AO 5º ANO
Nesta etapa, como em qualquer momento, é fundamental um trabalho de qualidade no interior da escola, que propicie a aquisição do conhecimento, respeitando a especificidade do aluno nos aspectos físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo (PARANÁ, 2010, p. 9).
Para uma implementação qualitativa do Ensino Fundamental nas Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial, é importante compreender que o conceito de ensinar sofreu transformações históricas, o que se evidencia tanto na literatura pedagógica quanto na legislação e nos debates educacionais, em especial a partir da década de 1980 no Brasil.
Objetivo Geral
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Buscar a formação básica do cidadão, desenvolvendo sua capacidade de aprender, domínio da leitura, da escrita, do cálculo, compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, da arte e dos valores da sociedade.
OFICINA TERAPÊUTICA
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ARTES
Esimular o aprendizado de técnicas que possam, além de trazer momentos de descontração, ainda trazer oportunidade de aprendizagem, relacionamento interpessoal e descoberta de habilidades manuais.
- MÚSICA
A música é um alegre e eficiente caminho para afastar o preconceito e melhorar (muito) a auto-estima de crianças e jovens com deficiência, os auxiliando diretamente no caminho da Inclusão Social. Com métodos Especiais de se ensinar esse público, nós trabalhamos não somente o ensino da música em questão, mas principalmente o aluno, e com uma análise individualizada conhecendo suas necessidades e limitações, eles são direcionados para as seguintes aulas: Musicalização Infantil, Percepção Musical, Canto solo e Coral, Bandinha Marcial, Fanfarra, Percussão em grupo, aulas individuais de Bateria, Teclado e Violão, e Conhecimentos Gerais (através de Brincadeiras, Músicas, Mídias, Desenhos, Comparações e Danças).
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PROJETO SABOR ESPECIAL
Visa utilizar terapeuticamente a atividade de culinária, através das vivências e aprendizados durante o processo de desenvolvimento das receitas dentro do espaço da cozinha. Além do aprimoramento de habilidades para a produção, avalia-se conceitos como a disciplina, interesse, participação, compreensão, concentração, persistência, comunicação, interação grupal, destreza manual, higiene pessoal, manutenção e organização de instrumentos, equipamentos e do ambiente.
- EDUCAÇÃO FÍSICA
Propicia aos alunos atividades corporativas, procurando adotar atitudes cooperativas e solidárias.Trabalha o desenvolvimento do aluno em suas relações sociais, respeito a regras, habilidades motoras, percepção de seu corpo, atividades locomotoras e de equilíbrio.
- FONOAUDIOLOGIA
O Trabalho de Fonoaudiologia escolar, tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da fala e da linguagem para melhoria de suas funções e processos de aprendizagem nos diferentes contextos de comunicação.
- PSICOLOGIA
O Trabalho de Psicologia escolar, tem por função contribuir no processo de avaliação de forma interdisciplinar, fornecendo dados básicos para a organização dos atendimentos, orientação aos alunos, as familias e aos professores, contribuindo para o equiibrio e ajustamento nas relações entre aluno, professor, familia, e comunidade.
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TERAPIA OCUPACIONAL
Trabalha a independência do aluno em suas atividades de vida prática e vida diária, promovendo maior autonomia como cidadão comum. Trabalha também a coordenação motora fina, coordenação viso motora integrada ao processo de alfabetização.
Voluntários
![Voluntários](/Imagens/Dia-a-Dia/161018181119img5438.jpg)
Tudo começou em 1983 quando um grupo de pais com filhos com Síndrome de Down decidiram fundar uma instituição que oferecesse a crianças menos favorecidas a oportunidade de, desde bem pequenos, receber a estimulação necessária para vencer as dificuldades que sua situação lhes impunha.
Aí surgiu o primeiro grupo de voluntários da Associação PróEx, que até os dias de hoje vem recebendo a adesão de novos voluntários e que atualmente são 60, com sua dedicação, amor e comprometimento contribuiu e contribui de forma decisiva para que a PróEx seja uma referência no acolhimento, assistência e competência profissional dentro de sua área.
Parte do voluntariado ocupa os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Um outro grupo responsável pela realização de eventos, que já se tornaram uma tradição de nossa cidade e que geram recursos essenciais para a manutenção do bom funcionamento da nossa instituição.
Estes eventos acontecem durante o ano todos e são muito concorridos graças ao carinho e dedicação de nossos voluntários que conscientes da importância da participação de cada um, se dedicam integralmente para o sucesso de cada evento.
Nossos sinceros agradecimentos a toda equipe de voluntariado
Para acessar o trabalho que nossos voluntários realizam, clique aqui ou acesse página de eventos.