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História

História

Associação PróEx de Sorocaba foi fundada em 30 de abril de 1983 por um grupo de pais que sentiram a necessidade de criar em Sorocaba, uma instituição que trabalhasse estimulação essencial em crianças e jovens com algum comprometimento mental e neurológico, desde o seu nascimento, para que o atraso no seu desenvolvimento fosse o menor e menos significativo possível.

Somos uma entidade beneficente sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade Pública pelos órgãos Municipal, Estadual e Federal, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da Educação pelo CEBAS/MEC e reconhecida como Escola de Ensino Fundamental pelo Ministério da Educação (MEC).

Atualmente a Associação PróEx tem 21 funcionários, 60 voluntários (responsáveis por eventos), possui sede própria e tem capacidade para atender 150 jovens e adultos a partir de 7 (Sete) anos, dentro de dois projetos: Escola e Oficina.

Pedagógico

Pedagógico

Partindo do princípio que o processo educacional é fundamental na formação de todo cidadão, temos como objetivo maior colaborar no desenvolvimento global das pessoas com deficiência mental, direcionando e aprimorando nossas ações educativas na garantia do direito de todos à educação, inclusão social e inserção no mercado de trabalho.

A proposta de trabalho da Educação Especial favorece ao educando avanços no seu desenvolvimento biopsicossocial direcionando melhoria na qualidade de vida e nos diferentes aspectos de aprendizagem.

Visamos na medida do possível aperfeiçoar e adaptar nossas ações pedagógica, dentro de uma perspectiva formal de escolarização para a vida, tendo como respaldo a LDB 9394/96.

A Associação Educacional PróEx está situada no mesmo endereço de sua Mantenedora. A Escola foi autorizada a funcionar pelo processo nº 1592/09 de 23/12/2009, publicado no Diário Oficial do Estado em 24/12/2009, na área de Educação Especial. Possui sede próprio com área de 14.196 m², sendo 1.200 m² de área construída.

 

A Área educacional é dividida nos seguintes atendimentos:

ENSINO FUNDAMENTAL - 1º AO 5º ANO

O ensino fundamental busca a formação básica do cidadão, desenvolvendo sua capacidade de aprender, domínio da leitura, da escrita, do cálculo, compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, da arte e dos valores da sociedade (adaptado da LDB n º 9394/96).

Nesta etapa, como em qualquer momento, é fundamental um trabalho de qualidade no interior da escola, que propicie a aquisição do conhecimento, respeitando a especificidade do aluno nos aspectos físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo (PARANÁ, 2010, p. 9).

Para uma implementação qualitativa do Ensino Fundamental nas Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial, é importante compreender que o conceito de ensinar sofreu transformações históricas, o que se evidencia tanto na literatura pedagógica quanto na legislação e nos debates educacionais, em especial a partir da década de 1980 no Brasil.

 

Objetivo Geral

  • Buscar a formação básica do cidadão, desenvolvendo sua capacidade de aprender, domínio da leitura, da escrita, do cálculo, compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, da arte e dos valores da sociedade. 

 

OFICINA TERAPÊUTICA

  • ARTES

Esimular o aprendizado de técnicas que possam, além de trazer momentos de descontração, ainda trazer oportunidade de aprendizagem, relacionamento interpessoal e descoberta de habilidades manuais.

 

  • MÚSICA

A música é um alegre e eficiente caminho para afastar o preconceito e melhorar (muito) a auto-estima de crianças e jovens com deficiência, os auxiliando diretamente no caminho da Inclusão Social. Com métodos Especiais de se ensinar esse público, nós trabalhamos não somente o ensino da música em questão, mas principalmente o aluno, e com uma análise individualizada conhecendo suas necessidades e limitações, eles são direcionados para as seguintes aulas: Musicalização Infantil, Percepção Musical, Canto solo e Coral, Bandinha Marcial, Fanfarra, Percussão em grupo, aulas individuais de Bateria, Teclado e Violão, e Conhecimentos Gerais (através de Brincadeiras, Músicas, Mídias, Desenhos, Comparações e Danças).

 

  • PROJETO SABOR ESPECIAL

Visa utilizar terapeuticamente a atividade de culinária, através das vivências e aprendizados durante o processo de desenvolvimento das receitas dentro do espaço da cozinha. Além do aprimoramento de habilidades para a produção, avalia-se conceitos como a disciplina, interesse, participação, compreensão, concentração, persistência, comunicação, interação grupal, destreza manual, higiene pessoal, manutenção e organização de instrumentos, equipamentos e do ambiente. 

 

  • EDUCAÇÃO FÍSICA

Propicia aos alunos atividades corporativas, procurando adotar atitudes cooperativas e solidárias.Trabalha o desenvolvimento do aluno em suas relações sociais, respeito a regras, habilidades motoras, percepção de seu corpo, atividades locomotoras e de equilíbrio.

 

  • FONOAUDIOLOGIA

O Trabalho de Fonoaudiologia escolar, tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da fala e da linguagem para melhoria de suas funções e processos de aprendizagem nos diferentes contextos de comunicação.

 

  • PSICOLOGIA

O Trabalho de Psicologia escolar, tem por função contribuir no processo de avaliação de forma interdisciplinar, fornecendo dados básicos para a organização dos atendimentos, orientação aos alunos, as familias e aos professores, contribuindo para o equiibrio e ajustamento nas relações entre aluno, professor, familia, e comunidade.

 

  • TERAPIA OCUPACIONAL

Trabalha a independência do aluno em suas atividades de vida prática e vida diária, promovendo maior autonomia como cidadão comum. Trabalha também a coordenação motora fina, coordenação viso motora integrada ao processo de alfabetização.

Voluntários

Voluntários

Tudo começou em 1983 quando um grupo de pais com filhos com Síndrome de Down decidiram fundar uma instituição que oferecesse a crianças menos favorecidas a oportunidade de, desde bem pequenos, receber a estimulação necessária para vencer as dificuldades que sua situação lhes impunha.

Aí surgiu o primeiro grupo de voluntários da Associação PróEx, que até os dias de hoje vem recebendo a adesão de novos voluntários e que atualmente são 60, com sua dedicação, amor e comprometimento contribuiu e contribui de forma decisiva para que a PróEx seja uma referência no acolhimento, assistência e competência profissional dentro de sua área.

Parte do voluntariado ocupa os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Um outro grupo responsável pela realização de eventos, que já se tornaram uma tradição de nossa cidade e que geram recursos essenciais para a manutenção do bom funcionamento da nossa instituição. 

Estes eventos acontecem durante o ano todos e são muito concorridos graças ao carinho e dedicação de nossos voluntários que conscientes da importância da participação de cada um, se dedicam integralmente para o sucesso de cada evento.

Nossos sinceros agradecimentos a toda equipe de voluntariado

 

Para acessar o trabalho que nossos voluntários realizam, clique aqui ou acesse página de eventos.

Como ser atendido

Para ser atendido por um dos nossos programas é muito simples, basta entrar em contato pelo telefone (15) 3228.2949 e agendar uma avaliação.

Todos os interessados são atendidos por cada um dos profissionais das diferentes áreas: Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fisioterapia e Serviço Social.

Somente depois destas avaliações e do diagnóstico de suas necessidades é que o usuário inicia seu atendimento.

Todos os atendimentos prestados pela instituição são gratuitos!

Parceiros

Para realizar um trabalho de qualidade durante estes 30 anos de existência, a Associação PróEx, mantém convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba, Ministério do Desenvolvimento Social, além de parcerias com outros órgãos públicos municipais, estaduais e federais, os quais são fundamentais para a manutenção das atividades existentes.

Além disso, a Associação PróEx tem firmado parcerias com empresas privadas, com o objetivo de angariar recursos para novos projetos e/ou manutenção dos existentes, foi com este auxilio que desenvolvemos atividades que se tornaram referência no atendimento à pessoa com deficiência. 

Possuimos parceria com a Ong Holandesa Liliane Fonds, que ajuda pessoas com deficiência pelo mundo todo, também temos parceiros de apoio técnico, como a Associação Cultural Pintura Solidária, que semanalmente desenvolve oficinas de pintura com nossos alunos.